O açaí é uma das riquezas do Brasil – mais especificamente do norte do país. Vem de uma árvore que é uma espécie de palmeira encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá.
No Pará, por exemplo, o açaí faz parte da alimentação diária. Consome-se a fruta a qualquer hora do dia, e de várias maneiras diferentes, principalmente com farinha de mandioca.
Em outros cantos do Brasil, a maneira mais comum de se consumir esta fruta de sabor e textura singular (e indescritível), é a polpa batida com outra fruta, principalmente com morango e banana, na maioria das vezes, acompanhada com granola.
Como foi ganhando cada vez mais fama, foram surgindo novas “ideias” para o consumo de açaí. Atualmente você pode escolher entre uma grande quantidade de ingredientes para incrementar o seu açaí.
Benefícios e propriedades do açaí
O açaí é rico em ferro, magnésio, cálcio, manganês e é antioxidante. A fruta pode melhorar os índices de doenças cardiovasculares, e até de colesterol e triglicérides. (Mas atenção: isso se consumido de forma pura, natural, integral, só a polpa, sem açúcar, farinha ou granola).
Vale destacar que o açaí é rico em gordura, sim, mas é “gordura do bem”. O ácido oleico presente no açaí induz a produção de uma substância no cérebro que gera sensação de saciedade e tem funções essenciais no organismo.
O açaí também é uma “bomba energética” e um tônico natural! Por isso, muitas pessoas que fazem treinos mais intensos usam o açaí para repor as energias.
Lembre-se: o açaí é mais uma das opções que você encontra aqui no cardápio da Bem Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário