terça-feira, 18 de novembro de 2014

Tudo sobre o acarajé


O acarajé é uma especialidade gastronômica da culinária afro-brasileira. É feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frito em azeite de dendê.

O acarajé pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá, salada - quase todos componentes e pratos típicos da cozinha da Bahia.

História

Manuel Querino em A arte culinária na Bahia, de 1916, conta que, “no início, o feijão fradinho era ralado na pedra, de 50 cm de comprimento por 23 de largura, tendo cerca de 10 cm de altura. A face plana, em vez de lisa, era ligeiramente picada por canteiro, de modo a torná-la porosa ou crespa. Um rolo de forma cilíndrica, impelido para frente e para trás, sobre a pedra, na atitude de quem mói, triturava facilmente o milho, o feijão, o arroz”.

Foi o acarajé dos Iorubás da África ocidental (Togo, Benin, Nigéria, Camarões) que deu origem ao brasileiro, que é, por sua vez, semelhante ao Falafel árabe inventado no Oriente Médio. Os árabes levaram essa iguaria para a África nas diversas incursões durante os séculos VII a XIX. As Favas secas e Grão de bico do Falafel foram alternados pelo feijão-fradinho na África.

Hoje, o acarajé é um prato típico da culinária baiana. A forma de preparo é praticamente a mesma, a diferença está no modo de ser servido: ele pode ser cortado ao meio e recheado com vatapá, camarão, pimenta, vinagrete...

Quem vai a Bahia dificilmente resiste a esta iguaria! Mas a boa notícia é que você não precisa mais ir até lá para saborear um bom acarajé: basta vir até à Bem Bahia e comer o tradicional acarajé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário