terça-feira, 31 de março de 2015

As curiosidades da tapioca

A tapioca não auxilia somente no processo de emagrecimento, ela também tem vários benefícios, como o aumento da circulação sanguínea, melhora na digestão e mantém o equilíbrio do corpo, são alguns exemplos.

Quem pratica algum exercício físico, o ideal é consumi-la antes do treino, por ser considerada um carboidrato bom e fonte de energia.

Para quem não sabe a tapioca ou beiju, como é conhecida principalmente no Norte, é feita através do amido ou fécula da mandioca e tem origem indígena, essa farinha é extraída das raízes da mandioca, que dá origem ao polvilho doce ou goma de mandioca.

O fato mais interessante sobre esse alimento, é que ele é considerado patrimônio Imaterial e Cultural, da cidade de Olinda/PE.


Mas essa delícia está bem pertinho de você no Bem Bahia, com o cardápio repleto de opções doces, salgadas, vegetarianas, fitness e gourmet, são mais de 50 sabores. O Bem Bahia tem duas unidades em Piracicaba, a primeira fica na Rua Alfredo Guedes, n.º 340 - Bairro dos Alemães  e a segunda unidade, Rua Saldanha Marinho, 895 - Bairro Cidade Jardim


segunda-feira, 30 de março de 2015

Os vários benefícios do tomate cereja


O tomate cereja é um alimento que você encontra em algumas tapiocas do Bem Bahia, sempre acompanhado de ótimas opções de ingredientes.

O tomate cereja é um pouco mais doce do que o tomate normal e sua cultura surgiu em meados de 1800, sua espécie é comum no Chile e no Peru, porém esse tomate que consumimos foi desenvolvido em Israel por institutos de pesquisa e engenheiros.

Os tomates em geral, em especial o cereja, são ricos em licopeno. O licopeno é responsável por dar a coloração vermelha ao alimento, cuja substância é antioxidante e previne o envelhecimento precoce do organismo.

Os nutrientes presentes no tomate cereja são as Vitaminas C, A e B9, além de sais mineirais como o cálcio, fósforo, potássio e magnésio.

Aliado na hora da dieta, o tomate cereja tem menos acides que os outros tipos de tomate e podem acompanhar as tapiocas, principalmente as fitness, por ter baixo valor calórico.


O tomate cereja e outros ingredientes te esperam nas duas unidades do Bem Bahia em Piracicaba. 



sexta-feira, 20 de março de 2015

Curiosidades sobre a culinária nordestina



Embora o acarajé e a tapioca tenham grande destaque, a culinária nordestina é muito diversificada  e possui inúmeros pratos que “fazem sucesso”. Por isso é sempre interessante conhecer um pouco mais sobre essa região.

A culinária nordestina é forte, influenciada pelas condições geográficas econômicas e, principalmente, pelas comidas africanas/portuguesas.

Os frutos do mar se destacam, com a produção de bobó de camarão, moquecas de peixe ou moluscos e crustáceos.

Na Bahia e no Pernambuco, os pratos africanos fazem sucesso, por causa da escravidão dos negros. No estado baiano, as escravas africanas produziam as comidas típicas e pratos sagrados com alto significado religioso. Exemplo disso: o abará e o acarajé, vendido atualmente nos tabuleiros das baianas. Outros pratos populares estão o caruru e o vatapá. Os elementos principais da cozinha baiana são o azeite de dendê, o coco, a pimenta e o quiabo que são frequentemente adicionados às receitas.

Em Alagoas, prevalecem os pratos com frutos do mar. Já no Maranhão, com um forte contribuição dos portugueses, estão pratos com temperos picantes e uma comida característica do estado.

No sertão do Nordeste, devido ao clima, a carne de sol, feijão, milho, rapadura e pratos elaborados com raízes, como a mandioca são os mais populares. No interior, uma das tradições são as festas juninas que contribuíram com a produção de diversos pratos do festejo: milho cozido ou assado, canjica, cocada, pé de moleque, arroz-doce, cuscuz, pamonha.

Abaixo você conhece um pouco mais alguns pratos típicos do Nordeste:

Tapioca
A tapioca, que é uma massa feita com goma originária da fécula da mandioca. E que hoje já conquistou todo o Brasil.

Acarajé
Receita de origem africana que teria surgido de acordo com uma lenda de Xangô e sua esposa Iansã. É um bolinho feito com feijão fradinho, sal, alho, cebola, gengibre frito no azeite de dendê e recheado com camarão seco.

Baião de Dois
Quando o povo nordestino passava por problemas devido à seca na região, a comida era escassa e era preciso guardar o necessário, sem que houvesse desperdício. Por isso, surgiu no Ceará, o Baião de Dois, uma mistura de arroz, feijão, carne seca e queijo coalho.

Moqueca
É um prato no qual é cozido peixe com azeite de dendê, leite de coco, pimenta e coentro.

Paçoca de Carne Seca
É uma farofa criada com a mistura da farinha de mandioca, cebola e carne seca moída. Consumida, geralmente, com banana e baião de dois.

Vatapá

É um creme que tem diversas receitas. Geralmente, é feito com camarão, pão, farinha de rosca ou fubá, castanha de caju, pimenta, leite de coco, amendoim e azeite de dendê. É servido como recheio para o acarajé.

terça-feira, 10 de março de 2015

Desejo de grávida

Camila Pazini, chef da Bem Bahia da Rua Alfredo Guedes, está esperando bebê e, como uma boa grávida, teve seus desejos!

E o melhor de tudo: quem ganhou com isso foram os clientes da Bem Bahia (da Alfredo Guedes) – que conta agora mais duas deliciosas opções de tapioca no cardápio!

Camila conta que sempre gostou de limão, mas que, agora na gravidez, tem gostado ainda mais. Assim surgiu a ideia de criar uma tapioca de Mousse de Limão! Acompanhada de sorvete de creme, ficou extremamente divina e já faz parte do cardápio!

Outra opção que surgiu do desejo da grávida foi a tapioca de Pesto de Rúcula com Nozes, tomate cereja e mozzarella di búfala. Uma combinação incrível que já tem feito o maior sucesso na Bem Bahia!

Venha provar estas deliciosas tapiocas elaboradas pela chef Camila!